14/01/2013

DNOCS quer duplicar a produção da piscicultura do Caldeirão


O diretor do DNOCS-PI, José Carvalho, visitou a estação de piscicultura de Piripiri, onde tratou com o chefe Erivelto César, sobre as melhorias para o Perímetro Irrigado e o açude Caldeirão. Participaram também do encontro, o presidente do sindicato dos trabalhadores, Antônio Soares (Totonho) e sua equipe, que também aproveitaram e fizeram as suas reivindicações.
Segundo José Carvalho, a meta para 2013/2014 é ampliar o terrano plantado, porque houve uma queda do tamanho da área explorada pelos irrigantes, devido a vários fatores, entre um dos mais importantes, o crédito.
“Vamos procurar estabelecer uma relação com o Banco do Nordeste para ver se tem solução para as dividas dos irrigantes”, esclarece José Carvalho, ressaltando que os trabalhadores têm uma área de seis mil hectares para trabalhar e sem financiamento fica difícil.



A outra questão apontada por José Carvalho é a estação de piscicultura, revelando que ela é a maior do Piauí, Maranhão e uma parte do Ceará, prevendo duplicar a capacidade de produção.
“A nossa prioridade e ampliar a capacidade da produção de alevinos e diversificar, em especial, espécies nativas da região Nordeste e Piauí. Vamos fazer um investimento agora de R$ 780 mil reais, em que nós vamos duplicar a capacidade de alevinos”, disse o diretor do DNOCS, ressaltando que Piripiri produzia 3 milhões de alevinos e hoje produz 10 milhões.
Carvalho disse ainda que dará prioridade ao repovoamento dos lagos, açudes, trabalhará no sentido de provocar a iniciativa privada a produzir alevinos, principalmente as espécies Tambaqui e a Tilápia e que também montará na piscicultura, uma unidade de reprodução em cativeiro, de uma espécie importante para o Piauí: que é o Surubim, explicando que é uma demanda grande, um peixe nobre, escasso e que os pescadores, ambientalistas e o DNOCS estão preocupados com a sua extensão.


José Carvalho destacou as obras da barragem Caldeirão, considerando como uma das mais importantes, porque tem sua exploração integral.
"Aqui nós temos atividades de irrigação, piscicultura, lazer, turismo e abastecimento. Fizemos aqui um investimento de mais de R$ 200 mil reais pra recuperar toda a parede da Barragem. O que era placa, nós fizemos o enrocamento, que é uma cobertura de pedras para amortecer as ondas”, declara o presidente do DNOCS, acrescentando que estreitará as relações com a prefeitura de Piripiri e o prefeito demonstrou interesse em trabalhar junto com o DNOCS e principalmente resolver uma demanda antiga, que é a construção de uma unidade de tratamento da água.


“A população do Caldeirão consome uma água ruim, que não é tratada, levando problemas a população. Eu vou colocar na pauta com o prefeito Odival e com o presidente da AGESPISA, para buscar uma audiência conjunta para que a gente resolva isso”, finaliza.