24/05/2014

Audiência Pública sobre cuidados com a água, principalmente da contaminação do Açude Caldeirão

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (23), audiência pública que tratou sobre a contaminação da água do açude Caldeirão, construção de uma estação de tratamento para a comunidade e a construção de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais. Participou da reunião, além do vereador Valdivielson Monteiro, que requereu a audiência, o presidente da câmara Genival Sales; vereador Abraão Ximenes; vereador Reynolds Benício; o secretário Valdinar Sales, da SEDESP, que representou o prefeito Odival Andrade; promotor Nivaldo Ribeiro; Francisco Pereira (Chico Piauí), presidente da Associação Comunitária do Bairro Paciência; Cristina Camelo, representando a Associação de Mulheres do Caldeirão. Na plateia, além de representantes de associações, também estiveram presentes estudantes da Escola Antônio Ferreira Neto.
O vereador Valdivielso Monteiro chamou atenção para a contaminação das águas do açude Caldeirão e o perigo da população contrair doenças, principalmente as de pele, a partir do contato com a água. O vereador pediu a mobilização do legislativo e da população do sentido de garantir água de qualidade para as comunidades.
Valdinar Sales, secretário da SEDESP, descreveu o trabalho do Poder Público Municipal na construção de sistemas de abastecimento na zona rural, como por exemplo, o sistema de abastecimento de água na comunidade Serra dos Inácios, e outros.
O presidente da Câmara de Piripiri, Genival Sales, falou do seu empenho em conseguir o sistema de abastecimento de água para a comunidade Caldeirão e região. Segundo ele, já existe dinheiro disponível na CODEVASF para a construção da obra e que, em breve, ela será uma realidade.
Cristina Camelo disse que a estação de tratamento de água para a comunidade Caldeirão é um sonho antigo daquela população. Segundo ela, o mau uso da água do açude é fruto da falta de possibilidades da população fazer de outra forma. Ela citou o exemplo das mulheres que lavam roupas usando água do açude.
O vereador Reynolds Benício falou da importância da água e da responsabilidade dos dirigentes municipais com o meio ambiente. O objetivo da audiência pública, segundo ele, é apontar os problemas para que o poder público possa tomar providências.
Já o representante do Ministério Público, Nivaldo Ribeiro, disse que é grave a situação do município com relação à água. Falou da indústria da construção civil, que muitas vezes coloca em risco os mananciais de água. Sobre o Caldeirão, Nivaldo Ribeiro disse que o açude sofre com os maus tratos e pediu a união de todos para que sejam colocadas em prática campanhas preventivas e educativas sobre o meio ambiente para aquelas pessoas que usam o açude Caldeirão, principalmente para o turismo e lazer.