18/07/2011

Jove Oliveira visita comunidade Caldeirão

Atendendo a convite de jovens do Caldeirão, a vereadora Jove Oliveira visitou a comunidade neste sábado à tarde, 16/07, para ver no local, as necessidades e anseios de um grupo de amigos que atuam no protagonismo juvenil. Entre muitos temas discutidos, esporte, educação, geração de emprego e renda, serviços públicos e meio-ambiente. Jove foi recepcionada na residência de Rodrigo Casillas da dona Florisa, por Aarão, Cristiano, Franciélio, Francielson, Iracema, Júnior, Marlielton, Natiele, Roniell, professor Leo Sousa e pelo jornalista Willekens Van Dorth.


A visita começou pelo campo de futebol, área de várzea, onde os jovens solicitaram melhorias para a praça desportiva, quais sejam: bancos, traves, redes, alambrados e iluminação, considerando ser lá onde crianças e adolescentes fazem suas práticas desportivas diariamente. A vereadora se comprometeu a encaminhar e acompanhar requerimento à Gerência de Esportes com os pedidos feitos e até sugerindo que o local receba o nome de uma pessoa da comunidade, em homenagem e reconhecimento por serviços prestados.

Na Escola Municipal Rural do DNOCS, de ensino fundamental, os jovens puderam mostrar para a vereadora as péssimas condições da quadra esportiva, como alambrado parcialmente deteriorado, arquibancadas danificadas e falta de portão de acesso. As solicitações serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Educação e à Gerência de Esportes pela Jove.

Outro pedido da comunidade foi a instalação de uma “Academia na Praça”, tendo em vista a grande quantidade de pessoas da melhor idade e de jovens, que necessitam de um local seguro para práticas desportivas, tendo em vista que boa parte deles faz caminhada na rodovia Vicente Fialho, um local muito perigoso, considerando a quantidade de acidentes que ocorrem na estrada.


A comitiva formada por Jove Oliveira e os moradores se dirigiram à Associação das Mulheres Artesãs e Agroecologistas do Caldeirão – ASMAAC, onde foi recebida pela presidente Lurdes Moura e por várias artesãs. A entidade é legalmente instituída, formada por 22 mulheres e trabalha na confecção de roupas, kits de cozinha e produtos artesanais. As profissionais reivindicaram mais oportunidade para exporem seus produtos e apoio para aquisição de matéria-prima. Após ouvir atentamente o que as mulheres artesãs tinham para falar e elogiou a qualidade dos trabalhos, Jove Oliveira irá estudar com sua assessoria a melhor forma de dar visibilidade aos produtos.


Um outro problema vivido pela comunidade, pelos profissionais de educação e principalmente pelos jovens é a falta de uma estrutura própria para o ensino médio, sendo que a Unidade Escolar Júlio Cesar funciona provisoriamente e precariamente há muitos anos nas dependências da Escola Municipal Rural do DNOCS. Jove conversou com a diretora do ensino médio, professora Vera Lúcia. Ouvindo a sugestão de alunos de como resolver o problema, a vereadora visitou a antiga residência do diretor do Caldeirão, uma casa muito espaçosa e que está desativada há muito tempo e sendo destruída pela ação do tempo, onde lá poderia funcionar perfeitamente a escola de ensino médio. Jove acertou com os alunos que encaminharia o pedido ao secretário Estadual de Educação, o deputado federal piripiriense Átila Lira.


Um tema muito importante levado à vereadora pelos moradores foi a reclamação de que as comunidades Caldeirão, Banda e Psicultura, apesar de fornecerem água para a cidade de Piripiri, não tem acesso à água tratada e nem a abastecimento regular. Jove oliveira falou que essa questão já foi debatida na Câmara Municipal e até na Assembléia Legislativa, mas que irá reforçar o pedido junta aos órgãos competentes.

Vale ressaltar que o caldeirão é o centro geográfico da região e que para lá se dirigem em busca de educação no ensino médio, trabalho, esportes e lazer, jovens e moradores das comunidades rurais, povoados e dos aglomerados Psicultura, Banda, Angical do DNOCS, Boqueirão, Nova Brasília, Chã de Baixo, Lagoa dos Inácios, Angical dos Toinhos, São Bento, São Felipe e Coitezeiro.

Fonte: CaldeirãoNews/Piripiri40graus