28/10/2013

Equipe da Tv Cidade Verde faz reportagem sobre o semi árido no Caldeirão

Na manhã do ultimo sábado, 26 de outubro, a equipe da Tv Cidade Verde esteve no Açude Caldeirão para a gravação do programa Piauí Que Trabalha que será exibido dia 03 de novembro. Esteve presente, o Coordenador do DNOCS no Piauí, o Engº José Carvalho Rufino, o secretário de governo Raimundo Filho, representando o Prefeito Odival Andrade, o Chefe do Perímetro Irrigado Caldeirão, Antonio Carlos da Silva, chefe da Estação de Piscicultura, Adhemar Braga (Caldeirão), Erivelton Texeira César, Francisco Bezerra, presidente da Cooperativa do Caldeirão.
A reportagem que foi realizada na Piscicultura retrada a criação em cativeiro do peixe Pirarucu, predominante do Rio Amazonas, que foi muito bem adaptada a nossa região. Segundo o chefe da Psicultura, Erivelton César, os peixes estão sendo preparados para a reprodução em cativeiro, (na foto), onde estes têm quase 50 kg cada. 

Outro peixe mostrado na reportagem foi a Carpa Húngara, este na foto 2, oriundo da Hungria, também já adaptado ao nosso clima. Já o Tambaqui, tem sua reprodução artificial realizada com sucesso na Piscicultura/Piripiri, peixe natural do rio Amazonas. 
O Engenheiro e Coordenador do DNOCS, José Carvalho, relatou na reportagem as potencialidades e variedades da criação de peixes, da importância do abastecimento de alevinos nos açudes públicos do Piauí e estados vizinhos, que geram emprego e renda às classes mais carentes.

Já no campo de plantações, a equipe de TV conversou com o Engº Antonio Carlos, que destacou as dificuldades encontradas no decorrer deste processo, mas mesmo assim, a produção de feijão e melancia estão em alta. Ainda segundo o Engenheiro o feijão por exemplo tem  média estadual de 300 quilos por hectare. "Aqui produzimos em média 1.600 quilos, bem acima da média", comemora o chefe do DNOCS local. 

José Carvalho por sua vez disse está lutando pelo projeto nacional de irrigação que deve ser instalado não só aqui no Caldeirão, mas também nos outros Perímetros Irrigados. "O projeto se destaca com irrigação por gotejamento e sistema aspersão moderna, como vê, aqui no semi árido, com força de vontade tudo funciona, com incentivo o homem do campo produz", pontuou Carvalho.


Com informações veja Piripiri.