18/03/2013

DENÚNCIA: Desmatamento as margens do Açude Caldeirão

Recebemos uma denúncia sobre um desmatamento nas proximidades do Povoado Angical do DNOCS, onde acarreta sérios problemas às margens do açude. A equipe do Caldeirão Net foi até o local e constatou a veracidade do ato criminoso ao meio ambiente.
Nesse período chuvoso muitos agricultores desmatam e tocam fogo para fazerem suas roças, onde eles comercializam e tiram o próprio sustento. Mas muitas vezes eles não se preocupam com o que pode causar a fauna e a flora daquele espaço. Nem mesmo sabem se é legal ou ilegal, se podem ou não fazer. Eles não têm noção sobre a gravidade do que estão causando a si e as margens do Açude.
Todo e qualquer desmatamento é ilegal principalmente as margens de rios, como não há uma fiscalização rígida, muitos ribeirinhos inconscientemente praticam esse crime por falta de informações. Vemos no código penal os tipos de crime ao meio ambiente:

Crimes contra a flora

Destruir ou danificar floresta de preservação permanente mesmo que em formação, ou utilizá-la em desacordo com as normas de proteção assim como as vegetações fixadoras de dunas ou protetoras de mangues; causar danos diretos ou indiretos às unidades de conservação; provocar incêndio em mata ou floresta. 

Poluição e outros crimes ambientais

Como mencionado anteriormente à poluição acima dos limites estabelecidos por lei é considerada crime ambiental. Mas, também o é, a poluição que provoque ou possa provocar danos à saúde humana, mortandade de animais e destruição significativa da flora.
Vamos esperar providências das autoridades para solucionar esse problema e fazer campanha de conscientização para os moradores daquela região.