08/10/2012

Parede do Açude Caldeirão será inteiramente reformada



Já tiveram início às obras de recuperação total da parede e sangradouro do Açude Caldeirão, no valor de R$ 210 mil. A obra será dividida em cinco etapas e está sendo realizada pela empresa Geosolos. O recurso é oriundo de emenda do deputado Osmar Júnior, carreada para essa finalidade. 

Na primeira etapa será feito o enrocamento (cobertura da parede com maciço de pedras arrumadas, com a finalidade de proteger a parede da erosão provocada pela força da água). De acordo com Antônio Carlos Silva, engenheiro diretor do Perímetro Irrigado do Caldeirão, do DNOCS, em Piripiri, nos dias de hoje a segurança é a preocupação maior. “Hoje temos uma preocupação maior com a segurança, ao invés da estética”, disse ele.
Em um segundo momento será feita a recuperação total do sangradouro com revestimento de concreto, retirando todos os vazamentos. 

Serão desobstruídas todas as valetas transversais e longitudinais para o escoamento da água da chuva na parte de jusante da barragem (parte seca).

Também será recuperado o sistema hidromecânico da barragem, com lubrificação do volante, reparo da comporta da tomada d’água e pintura da escala de medição de volume de água do açude. 
E, finalizando, serão recuperadas as fendas nas colunas de sustentação da ponte e passarela.